Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Pilates passo-a-passo
Neste post, iremos abordar um pouco sobre a prática de Pilates passo-a-passo, para que você possa ter os conhecimentos do que é esta excelente prática para manter o corpo saudável.
Corpo são, mente sã!
Todos sabemos que a prática de exercícios físicos é extremamente importante para uma vida saudável. Mas algumas pessoas simplesmente não “simpatizam” com as atividades mais tradicionais como corridas, caminhadas e outras. Infelizmente tal fato aproxima muita gente do sedentarismo. Mas para essas pessoas existe o espetacular Pilates, uma forma de condicionamento mental e físico com movimentos suaves que proporcionam um corpo sarado. Conheça mais sobre o Pilates!
Exercício sem Estresse para Todos
Criado pelo alemão Joseph Pilates, que deu nome ao método, o Pilates através de seus movimentos proporciona fortificação e alongamento do corpo, tudo de forma individualizada e integrada.
Além disso, a melhora na respiração, o combate ao estresse, o desenvolvimento de equilíbrio corporal, a coordenação motora e um corpo modelado sem treinos de alta intensidade, são vantagens adicionais desse método tão praticado hoje.
Os exercícios desenvolvidos no Pilates são de baixo impacto e com poucas repetições, o que não ocasiona desgaste nas articulações e nos músculos, facilitando sua prática tanto por pessoas de biótipo mais saudável como por pessoas mais sedentárias, idosas e até com problemas musculares.
Ebook Grátis Desvenda 8 Estratégias Matadoras para Perder até 10% de Seu Peso em Apenas 1 mês! Para Baixar, coloque seu email abaixo e clique na seta VERMELHA!
Pilates na Prática
A versatilidade e a variedade de movimentos os quais a prática do Pilates permite é bastante grande. E mesmo que exista uma infinidade de vídeos explicativos com orientações e alguns exercícios, o correto sempre será a prática com orientação de profissionais especializados que possam avaliar a condição física e o desenvolvimento do praticante, pois eles conhecerão as necessidades e os limites de cada um.
Para uma correta e bem assistida aula de Pilates, o número de praticantes por orientador não deve passar de dois. Assim como as aulas podem ser efetuadas de duas a três vezes por semana.
Além dos exercícios feitos no solo, com bola e arco, o método Pilates se utiliza de alguns equipamentos que são aparelhos mais complementares, como o Reformer, que é em forma de cama, o Cadillac, que permite fazer mais de 200 exercícios, o Combo chair, um tipo de cadeira, utilizado para apoiar exercícios de sustentação postural, e o Barrel, usado para alongar e fortalecer tronco e abdômen.
Principais Benefícios do Método Pilates
- Correção na postura corporal
- Alívio de dores crônicas, estresse e tensão
- Melhoria na mobilidade das articulações
- Ajuda na drenagem linfática e na eliminação das toxinas
- Desenvolvimento de uma correta respiração
- Alongamento
- Mais força muscular e flexibilidade
- Melhoria na coordenação motora
- Estimula a circulação e a oxigenação do sangue
- Proporciona aumento de concentração
- Relaxamento
Como vimos, o Pilates é um método que envolve diversos tipos de exercícios físicos, que diferentemente da musculação, a qual utiliza pesos, ele trabalha com resistência, utilizando o peso do próprio corpo ou com molas.
É uma forma muito prazerosa de deixar o corpo modelado e a mente mais ativa. Seu segredo está na complementação dos benefícios entre si. E quando acompanhado de uma dieta balanceada e correta, assim como outras práticas de exercícios físicos pode ter seu eficaz resultado ainda mais evidente!
Vamos a prática? Exercícios para a região abdominal
Agora que você sabe alguns princípios sobre pilates, vamos passar alguns exercícios que você pode fazer em sua casa e dentro de seu tempo.
Estes exercícios são potencializadores de fortalecimento do core corporal (abrange o tronco) e principalmente a região abdominal.
Importante: não esqueça de que a prática do exercício físico deve ser precedido de conversa com seu médico para saber se você tem condição de realização deste tipo de atividade física.
Todos exercícios postos aqui, não são exercícios de impactos e podem ser praticados por pessoas de qualquer idade (salvo ressalva médica).
Lembre-se dos seguintes pontos durante a atividade física:
1) A qualquer sinal de dor, o exercício deve ser interrompido
2) As sequencias e séries devem ser realizadas de acordo com o proposto aqui e gradativamente ir aumentando o número de séries
3) Concentre-se nos musculos que estão sendo ativados durante o exercício.
Estes exercícios podem ser feitos 2 a 3 vezes por semana, observando suas condições físicas.
Então, vamos lá?
1a Sequência – Abdominal CEM
Deite-se de barriga para cima, traga os joelhos flexionados e o queixo em direção ao peito, mantendo os braços estendidos ao lado do corpo. Contraia glúteos e abdômen e estenda as pernas, formando um ângulo de 45° com o chão. Leve os braços para cima e para baixo com movimentos curtos . Inspire contando até cinco e expire também em cinco tempos. Repita cinco vezes.
Caso tenha dificuldades, em levantar os joelhos, você pode fazer com as pernas contraídas , porém fixas no solo, conforme a figura acima.
conforme for avançando na prática deste exercício
2a Sequencia – Rolamento Superior
Deite-se de barriga para cima com pernas extendidas . Com o abdômen contraído, procure ir subindo seu tronco e com os braços erguidos para frente, siga em direção ao seus pés e depois retorne devagar.
Ao terminar o exercício, faça agora a sequência da abdominal com as mãos presas às pernas.
Comece este exercício deitando no solo e levante os braço. Contraia o abdomen e levante suas pernas, tirando os pés do chão, ao mesmo tempo em que está com seu tronco elevado e agora prenda suas mãos em suas pernas . Mantenha-se nesta posíção contando até 5, então solte as mãos e volte a posição inicial devegar.
O segredo destes 2 exercícios é faze-los de forma devagar para que todos musculos do tronco e principalmente o abdominal sejam ativados durante os movimentos.
http://www.videojug.com/film/pilates-roll-up
3a Sequência – Levantamento da Pelve
Neste exercício, você deve deitar no solo e com as pernas contraídas.
Mantenha seus braços estivados no solo.
Agora vá subindo devagar sua pelve (região abdominal) ao mesmo tempo em que mantem seus braços esticados no solo.
Suba seu tronco até que fique alinhado com suas pernas.
Mantenha-se cerca de 3 segundos nesta posição e então volte a posição inicial de maneira suave e devagar.
Repita este movimento 5 vezes.
O segredo deste exercício é manter os musculos do tronco sustentado.
No início você pode achar que bem dificil terminar a 3a série, mas acredite; dentro de alguns dias seu corpo vai responder aquilo que está sendo exigido e vai naturalmente fortalecer os musculos exigidos.
Com o passar do tempo, você vai percerber como seu corpo irá responder aos estimulos que está sendo exposto.
Você nao tem idéia do que seu corpo é capaz de realizar desde que seja exigido a fazer as coisas. Tudo começa em sua mente.
Se você realmente quer, comece fazendo as atividades aos poucos e vá aumentando o tempo, sequências e séries que seu corpo vai obedecer e responder da melhor forma possível; modelando e criando uma sensação de bem-estar.
O começo é dificil, mas com o passar do tempo, você vai perceber como irá ser mais prazeroso e também mais fácil e até automático a prática dos exercícios.
Recapitulando:
- Praticar Pilates faz bem para o corpo e a mente
- Pessoas de todas as idades ou biotipo podem praticar Pilates
- As aulas de Pilates devem ser personalizadas
- O segredo do Pilates é a complementação dos benefícios entre si
- O resultado da prática do método Pilates é um corpo modelado e a mente ativa e jovial