Pode Malhar Gripado – Canal do Personal Responde

Tempo de leitura: 4 minutos

Treinar gripado, pode treinar gripado, treinar gripado faz mal, treinar gripado pode, posso treinar gripado, malhar gripado, malhar gripado faz mal, malhar gripado pode,posso malhar gripado

Fala galera, beleza? Você já percebeu que quando a gente tá na melhor fase do treino vem aquela gripe e te derruba? Mas porque isso acontece? E será que mesmo assim pode malhar gripado? Se você gostou desse assunto já curti, compartilha esse vídeo e vem comigo que eu vou contar tudo pra vc!

Freqüentemente alunos se perguntam se há algum problema em se pode treinar gripado, se podem somente fazer musculação, ou algum exercício aeróbio. Se não devem fazer nenhuma atividade, ou se podem fazer algo mais leve. Antes de qualquer coisa é oportuno distinguir “resfriado” de “gripe”:

O nome “resfriado” é dado a infecções mais leves do trato respiratório, geralmente estas se devem aos rinovirus (nome dos vários tipos de vírus que causam o resfriado).
Há uma pequena queda no sistema imunológico e geralmente não há febre (quando não ocorrem infecções ocasionadas por bactérias oportunistas).

Já a gripe é causada pelo famoso vírus Influenza que também ataca as vias aéreas, porém gera infecções mais graves onde o sistema imunológico é mobilizado de uma maneira mais drástica, ocasionando febre. E por que quando estamos na melhor fase gripamos?

Isto geralmente ocorre quando estamos treinando pesado, de forma efetiva, e nosso sistema imunológico começa a levar uma surra até que um agente infeccioso consegue entrar.
Calma, isto é normal. Não podemos parar de viver com medo de pegar doenças.
Além disso, nosso sistema imunológico se adapta a certos patógenos e fica cada vez mais preparado. Por isso não podemos evitar que ele “leve uma surra”.
O problema ocorre quando o sistema imunológico já está estressado e passando por problemas como, por exemplo, quando ele está lutando para se livrar de uma doença como a gripe.
Nesta situação, treinar gripado faz mal e vai gerar ainda mais estresse, podendo prolongar o tempo que o corpo leva para se curar.

Ebook Grátis Desvenda 8 Estratégias Matadoras para Perder até 10% de Seu Peso em Apenas 1 mês! Para Baixar, coloque seu email abaixo e clique na seta VERMELHA!

Close this popup

A literatura científica é repleta de artigos que relatam estudos sobre os benefícios dos exercícios para reforço do sistema imunológico, havendo uma opinião praticamente consensual de que a atividade física moderada é a forma mais adequada para este propósito.O mecanismo da melhora da defesa está associado à um efeito da atividade física regular em promover um aumento das linfócitos, células denominadas “natural killers”. A célula natural killer, linfócito atuante no sistema inato, tem como função destruir células tumorais ou infectadas por vírus.

O sistema imunológico participa de todos os processos regenerativos do nosso corpo, portanto, é ele um dos principais responsáveis pelo restauro de microlesões, de tecidos desgastados, da fagocitose de células inativas etc.

Estes fenômenos acontecem tanto nos exercícios aeróbios quanto nos anaeróbios. Portanto a atividade física envolve a mobilização do sistema imunológico.Para uma pessoa saudável e bem condicionada, geralmente um resfriado não atrapalhará o desempenho no exercício, pois seu sistema imunológico é suficientemente forte para cumprir ambas as funções:
Curar infecção respiratória e propiciar homeostasia e recuperação do exercício.

Porém indivíduos com menor resistência e idosos podem ter problemas.Como sabemos a gripe é uma doença grave que acomete as vias aéreas, causando infecção séria, coriza e febre.

Neste caso fazer exercício nunca é recomendável, primeiramente porque estando o sistema imune abalado o estresse do exercício passa a ser um fator a mais para sobrecarregar o as defesas do corpo.

Treinar com gripe pode piorar o quadro da doença. Além disso, os benefícios que seriam gerados pelos exercícios ficarão totalmente comprometidos.Em fim, temos de ser cautelosos. Sabemos facilmente distinguir uma gripe de um resfriado.
Uma simples coriza, um nariz entupido não deve ser impedimento para alguém em boa forma treinar.

Já no caso de sintomas mais graves, febre, dores, etecetera, jamais devemos treinar.
A atividade física não gera nenhum benefício para quem está gripado, visto que o sistema imune é muito requisitado.Fazer exercício doente, não importa o tipo (aeróbio, anaeróbio), apenas deprimirá mais ainda as defesas imunológicas, podendo, inclusive, agravar o quadro da doença.
é.

Comentários

Deixe um comentário

Gostou do Artigo? Eu tenho esta e Outras Dicas Poderosas num Ebook GRÁTIS que Revela Como Perder Barriga e Definir o Abdómen em 8 Semanas Apenas! Para Baixar, Coloque seu Email Abaixo e clique na Seta ao Lado!

Close this popup

Sobre Ed Santos

Ed Santos

Empreendedor Digital, pesquisador independente de Fitness e Saúde Corporal. Apaixonado pela família e gosta demais de ajudar os outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =