Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Saiba como consumir proteínas antes, durante e depois do treino
Um dos segredo de grandes halterofilistas, é saber consumir alimentos de acordo com seus treinos. O consumo de proteínas antes, durante e depois do treino é um destes segredos.
Emagrecer, ganhar massa muscular, definir os músculos. Estas são as principais metas daqueles que frequentam as academias de ginástica. Quem realiza atividades físicas e busca estas e outras metas, sabe a importância da alimentação, e um ingrediente nunca esteve tão em pauta quando o assunto é cuidar do corpo: a proteína.
Tida como elemento chave para um bom resultado dos treinos, a proteína está presente em alimentos como carnes, ovos, laticínios, leguminosas, cereais, soja e oleaginosas, além de aparecer em forma de suplemento. O mais famoso suplemento deste tipo é o whey protein, cada vez mais comum nas academias.
Ebook Grátis Desvenda 8 Estratégias Matadoras para Perder até 10% de Seu Peso em Apenas 1 mês! Para Baixar, coloque seu email abaixo e clique na seta VERMELHA!
O consumo de proteínas antes, durante e depois do treino
A proteína deve ser consumida ao longo do dia. Tudo deve começar pelo café da manhã, é importante que a primeira refeição do dia leve proteína e carboidratos.
Antes e depois do treino, o melhor é consumir o suplemento de proteína. Consuma o suplemento de 30 a 15 minutos antes do treino, tendo uma refeição sólida uma hora antes. Depois do treino, consuma o suplemento de imediato. No pós-treino, não esqueça de consumir um alimento rico em carboidrato e livre de gordura, principalmente se foi um treino com muita carga e poucas repetições, pois este tipo de treino acaba exigindo do corpo um consumo maior de proteína, já que o treino de hipertrofia irá acelerar o consumo de proteína e carboidratos.
Lembre-se; ao consumir proteínas, é necessário estar bem hidratado para que não tenha um sobreesforço dos rins e fígado.
O suplemento quando ingerido no pré-treino auxilia aumentando a concentração de aminoácidos no plasma sanguíneo, o que melhora a capacidade de concentração do músculo, diminui a fadiga e melhora o rendimento. No pós-treino, o suplemento ajuda a promover o anabolismo, recuperando rapidamente os músculos.
O consumo das proteínas antes, durante e depois do treino, deve ter orientação de nutricionistas e o acompanhamento médico, neste caso, um endócrino.
A dosagem indicada de suplemento para quem faz atividades de leve a moderado é de 1,2g a 1,88g por quilo corporal. Para atletas profissionais a dose recomendada é de 2,4g. É importante equilibrar a proteína dos alimentos ao longo do dia, combinado com carboidratos e fibras.
A proteína e seus efeitos
A proteína possui diversas funções no organismo, como ajudar a repor o gasto das células, ajudar no transporte de substâncias no corpo, e principalmente, auxilia no crescimento e reparação dos tecidos. Durante o treino, os músculos se desgastam naturalmente, é onde a proteína entra, regenerando e construindo um novo tecido muscular. Eficaz tanto para quem deseja perder ou ganhar massa muscular.
O suplemento whey protein, nada mais é do que a proteína retirada do soro do leite e transformada em suplemento. Sem dúvida, uma das maiores concentrações de proteína existentes para consumo. Um suplemento eficaz, mas que precisa ser engerido com cautela. Os tipos de suplemento whey são: concentrado, isolado e hidrolisado.
O excesso de suplemento de proteína no organismo pode sobrecarregar os rins, e o corpo, em vez de aproveitar, pode eliminar a proteína pela urina. Em alguns casos, o suplemento tem o efeito de acumular a gordura, principalmente se ingerido sem atividades físicas. É sempre importante encontrar a dieta que mais se adequa ao objetivo físico para que o suplemento de proteína possa de fato auxiliar.
Recapitulando:
- O consumo de proteínas deve ter orientação de um nutricionista e conhecimento de seu médico
- Pelo fato do consumo de proteínas, exigir um esforço de rins e figado, seu corpo deve estar bem hidratado, logo, deve ser ingerida bastante água
- Você pode encontrar as proteínas (do tipo animal)nas carnes brancas (aves e peixes) e também nos ovos.