Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Como Utilizar Músicas para Motivar seus Treinos
A prática de ouvir músicas durante atividades físicas proporciona uma sensação muito agradável aos praticantes. Combinar estilos de músicas de acordo com a atividade escolhida e ainda de sua preferência musical, é um elemento extra de motivação nos treinos.
A prática de exercícios físicos com prazer!
A prática de exercícios físicos regulares, associada a uma alimentação saudável e balanceada é imprescindível para que se tenha uma boa saúde. Mas para algumas pessoas, ficar se exercitando por algum tempo, pequeno que seja, pode ser considerada uma tarefa enfadonha, ou seja, monotonamente cansativa. Isso pode acontecer quando falta um pouco de imaginação criativa para deixar o treino mais prazeroso. Conheça mais sobre o poder da música para motivar seus treinos!
Sabemos que existem músicas que aceleram o ritmo dos treinos, claro, dependendo da velocidade do hit (batida ) que pode te ajudar muito em seu rendimento na academia.
Quando for escolher músicas para treinar, procure escolher faixas que sejam agradáveis ao ouvido e possam te dar um gás extra nos treinos.
Associações prazerosas
Os neurolinguistas trabalham muito com associações prazerosas, ou seja, com inclusões de práticas de bem estar juntamente à atividades rotineiras ou que possam parecer pouco “divertidas” para algumas pessoas.
Anthony Robbins, famoso autor de livros e desenvolvedor de (PNLs), ou programações de neurolinguística de grande sucesso mundial, dá um exemplo em seu livro traduzido para o português: Desperte o Gigante Interior. Nesse exemplo ele indica que se a tarefa mais “sem graça e cansativa” para a pessoa for dar telefonemas práticos, então essa tarefa pode tornar-se prazerosa se for realizada enquanto relaxa em uma banheira de hidromassagem. Isso poderá inclusive condicionar o indivíduo a “querer dar mais telefonemas práticos”.
Com os treinos e a música funciona mais ou menos da mesma forma, porém para alguns a falta da música para tornar o treino mais agradável não fará nenhuma falta, mas para outros será uma prerrogativa para conseguir ir adiante com seu programa buscando resultados.
Ebook Grátis Desvenda 8 Estratégias Matadoras para Perder até 10% de Seu Peso em Apenas 1 mês! Para Baixar, coloque seu email abaixo e clique na seta VERMELHA!
A boa música como forte aliada nos treinos
Perder peso não deve nunca se tornar uma tarefa “sacrificial”, pois isso poderá abreviar o processo, fazendo com que haja uma fadiga mental no indivíduo e ele simplesmente “pare”.
Ninguém deve continuar uma tarefa na busca de equilíbrio e boa saúde física se essa mesma tarefa estiver trazendo desprazer que chega a alterar o estado mental e anímico. Quando isso estiver acontecendo, o atleta deve repensar a forma com que pratica suas atividades e buscar adaptá-la até sentir-se bem.
Uma das formas mais eficazmente motivadoras nos treinos é ouvir música enquanto malha. Seja na bicicleta, na esteira, dançando ou praticando qualquer outro tipo de atividade física, a música é um incremento que leva as pessoas a sentirem mais prazer de forma associativa e até melhorar seu rendimento.
Efeitos da música
Enquanto a pessoa ouve música nos treinos, o cérebro associa as atividades aeróbicas com momentos de muita diversão, proporcionados pela memória, que faz lembrar de ocasiões específicas.
Portanto, quando o cérebro ficar condicionado a isso a hora da prática das atividades físicas será desejada, ao invés de muitas vezes protelada ou cancelada apenas por desânimo ou preguiça.
Pesquisadores da área fitness descobriram através de vários estudos correlacionados, que ouvir música enquanto se pratica os treinos chega a estimular em até 70% mais a motivação para as práticas.
Segundo o renomado personal trainer Márcio Atalla, na prática, quem gasta por volta de 500 calorias em aproximadamente uma hora de corrida, passaria a correr por uma hora e 10 minutos, queimando 80 calorias a mais, é o equivalente a aproximadamente 1 Kg a menos na balança em 3 meses, sem considerar uma dieta, somente acrescentando a música ao treino.