Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Cross Fit para emagrecer: Exercícios funcionais e motivantes
Uma nova safra e modalidade de exercícios que está se tornando uma verdadeira febre, são os exercícios chamados de Cross Fit.
O que vem a ser esta novidade e será que ela é indicada para todos? Leia o artigo e aprenda um pouco sobre esta contagiante prática esportiva.
Versatilidade e funcionalidade de um programa já testado e aprovado pela SWAT!
Mais uma vez o universo fitness traz novidades que atraem adeptos da prática de atividades físicas. Até mesmo para quem não gosta do ambiente de academias, existem formas paralelas e muito eficazes para atingir o peso, a musculatura e a saúde pretendida. Um desses métodos, que está fazendo muito sucesso é o Cross Fit. Saiba mais sobre ele e os benefícios que ele propõe!
O que é o Cross Fit?
Para quem está pensando em iniciar um programa de exercícios fitness mas não gosta da ideia de ficar no ambiente da academia, existem outras opções à serem verificadas, tão boas ou até melhores para cuidar da saúde do que as tradicionais formas de se exercitar.
O Cross Fit é um programa com métodos de treinamento que buscam a potencialização do fortalecimento muscular e o condicionamento de todo o corpo. Um treino que já era comumente utilizado pela marinha, exército e até pela polícia especial americana, a SWAT.
Neste programa o praticante treina força, coordenação motora, agilidade, equilíbrio e resistência cardiorrespiratória, bastando somente uma hora de prática por dia.
Ebook Grátis Desvenda 8 Estratégias Matadoras para Perder até 10% de Seu Peso em Apenas 1 mês! Para Baixar, coloque seu email abaixo e clique na seta VERMELHA!
Como é realizado o treino?
O Cross Fit é um sistema que preza pela simplicidade e a funcionalidade. Os exercícios são trabalhados de forma que o principal seja a valorização de movimentos precisos e a agilidade com a qual eles são feitos. Porém, não adianta fazer rápido e de qualquer jeito, pois dessa forma poderão surgir problemas musculares e articulares em pouco tempo de prática.
Os circuitos de exercícios trabalham com todo o corpo em um treino apenas. É um treinamento global, no qual se consegue perder gordura e adquirir massa magra, mas logicamente a hipertrofia muscular não pode ser comparada à adquirida especificamente em uma academia. Para essa finalidade, no Cross Fit se leva mais tempo.
Princípios básicos do Cross Fit
A intensão por princípio é se exercitar de forma bastante intensa, e sem intervalos ou descanso, indo até onde o corpo suportar, atingindo a exaustão.
A bateria sequencial de exercícios envolve todo o corpo, pernas e braços em franco movimento, realização de saltos, subidas em cordas, subidas e descidas de escadas, zig zag com cones de pneus, ou seja, a ordem é deixar a criatividade falar mais alto.
Os exercícios intensos fazem com que os gastos de carboidratos sejam rápidos, bem como o consumo de gorduras, que viram fonte de energia gasta. E devido à “alta frequência” isso começa antes dos 20 ou 30 minutos, bem antes do que normalmente aconteceria em outros tipos de exercícios.
As aulas devem ser a princípio, de curta duração, algo em torno de 40 a 60 minutos diários. Divididas em três etapas, sendo elas: aquecimento, instrução e desafio.
Versatilidade do treinamento Cross Fit
Qualquer pessoa pode ter o privilégio de praticar Cross Fit. Pois é uma modalidade de treino extremamente versátil que consegue se adaptar a vários biótipos, indiferente de sexo ou idade.
De qualquer forma é importante que antes da prática de qualquer atividade física, seja ela de alta intensidade como o Cross ou não, que o médico seja consultado e avalie a condição de saúde do novo praticante.
Recapitulando
- O Cross Fit busca a potencialização muscular e o condicionamento de todo o corpo
- A marinha, o exército e até a SWAT utilizam o Cross Fit como base de treinamento
- O sistema de treinamento Cross Fit preza pela simplicidade e funcionalidade
- A intensão do programa é fazer o praticante se exercitar de forma intensa
- O Cross Fit é extremamente versátil e pode agregar pessoas de vários biotipos