Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Cardápio para halterofilistas
Que existem diversos tipos de esportes, todo mundo já sabe.E como outro esporte qualquer, é também necessário um especial cardapio para halterofilistas. E não tem essa de um esporte ser melhor que o outro, tem muita gente que deixa de encarar o esporte como hobby ou fonte de saúde para trabalhar com isso. E não tem nada melhor do que ganhar a vida fazendo aquilo que se gosta. No caso dos halterofilistas não é diferente. Talvez pouca gente saiba, mas podemos dizer que sempre existiu essa modalidade, claro que bem primitiva, desde muitos séculos atrás.
Os halterofilistas precisa se alimentar muito bem, afinal de contas precisará levantar pesos bastante pesados. É exatamente o que o halterofilista faz, levantamento de peso olímpico (LPO). Aliás, todo o corpo necessita estar em perfeita ordem já que ele precisa ter flexibilidade e equilibro.
Além dos treinos, muitos exercícios, a alimentação é o ponto forte. Porque é através da alimentação que nosso corpo pode “formular” o que irá fazer em cada atividade física. Por exemplo, a alimentação de alguém que quer apenas emagrecer é diferente de um halterofilista, por isso, o resultado é mais fácil de ser alcançado quando se une a alimentação e os treinos.
A PROTEÍNA
Tem gente por aí que foge de carne, ovos e outras fontes de proteína porque acham gordurosos ou calóricos demais. Porém, é complicado pensar assim. Entenda que, por mais que há pontos negativos nessas fontes, a proteína é essencial para qualquer essa. Apesar que hoje em dia muitas pessoas são adeptas à dietas que fazem uso restrito de fontes proteicas por um determinado tempo. Acontece que para esse profissional, não é só isso. Eles necessitam de uma carga bastante grande de proteínas, maiores do que aquelas pessoas que apenas fazem musculação para ter corpo definido. O objetivo deles vai além desse.
E isso inclusive, preocupa. Já que há alguns estudos apontando, por exemplo, uma relação entre o consumo excessivo de carne e o aparecimento de alguns tipos de canceres.
Ebook Grátis Desvenda 8 Estratégias Matadoras para Perder até 10% de Seu Peso em Apenas 1 mês! Para Baixar, coloque seu email abaixo e clique na seta VERMELHA!
CARBOIDRATOS
Se tem algo que quem quer perder peso foge, são os carboidratos, não é? Como o objetivo não é esse, está liberadíssimo os carboidratos. A única coisa é que os carboidratos de baixo nível glicêmicos são consumidos antes do treino e os de alto nível depois.
GORDURAS
Assim como todos nós, os halterofilista também deve correr de fonte de gorduras ruins e consumir gorduras boas, como oleaginosas, peixes, etc.
VITAMINAS E SAIS MINERAIS
Por último, mas não menos importante estão as vitaminas e sais minerais. Eles que são necessários para a vida de todos nós, inclusive, ajudando na prevenção de doenças. Sem dúvidas, todos nós devemos apostar em verduras, legumes, frutas, etc. Afinal de contas, previnem até mesmo resfriados.
ÁGUA
A fonte de vida, chamada assim por muitos e não é a troco de nada. Com toda a certeza, tudo funciona melhor quando consumimos água em abundância. Nossos órgãos precisam estar bem hidratados para poderem fazer seu papel de forma eficaz.
O que comer antes do treino
Geralmente muita gente pergunta, o que os praticantes de alterofilismo ou fisiculturismo devem comer antes do treino.
Os nutricionistas esportivo sempre recomendam que um lanche leve baseado em carboidratos e fibras com algum tipo de gordura leve (frios pode ser uma boa pedida) é um bom cardápio para antes do treino.
Este lanche deve ocorrer no máximo 40 minuto antes do treino, menos do que isso, o organismo ainda estará consumindo as proteínas e não estará para preparado para a dose de esforço muscular necessário, podendo haver problemas durante os exercícios ou baixo rendimento da atividade.
Se não houver tempo ou local para preparar e consumir o lanche, recomenda-se um shake de carboidratos e glicose. Já existem diversos produtos comercializados prontos para serem misturados com água ou leite.
O que consumir após o treino de musculação
Aqui a palavra chave é proteína.
Deve ser ingerido alimentos ricos em proteínas, já que os musculos estarão recompondo o tecido muscular exigido durante o treino, e neste momento (cerca de 30 a 40 minutos – depende de cada individuo e seu metabolismo) se faz necessário a ingestão de proteína.
Vale optar por peixe, frango ou iogurte e escolher um item com carboidrato.
Pode -se optar pelos shakes ou barras de cereiais de whey protein, para uma absorçao rápida pelo organismo.
No caso de um treino longo (mais de 60 minutos) recomenda-se uma pausa para comer uma fruta fresca.
Maçãs ou bananas podem ser uma boa pedida para esta hora de descanso.
O mais importante é hidratar o corpo durante toda a atividade.
RECAPITULANDO
– OS halterofilistas precisa se alimentar muito bem
– Eles necessitam de uma carga bastante grande de proteínas, maiores do que aquelas pessoas que apenas fazem musculação para ter corpo definido
– Estão liberadíssimo os carboidratos
– Devem correr de fonte de gorduras ruins e consumir gorduras boas
– As vitaminas e sais minerais. Eles que são necessários para a vida de todos nós, inclusive, ajudando na prevenção de doenças
– Tudo funciona melhor quando consumimos água em abundância.