Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Quando consumir Whey Protein? Antes, durante ou depois do treino?
Se você conhece os benefícios da Whey Protein, também precisa conhecer qual o momento mais oportuno para seu consumo. De acordo com a atividade física praticada, é importante saber quando consumi-la e em que quantidade consumi-la.
Ingestão com equilíbrio para um melhor aproveitamento!
O Whey Protein é o suplemento alimentar mais famoso do mundo. Conhecido por seus resultados comprovados cientificamente é considerado o mais eficaz disponível no mercado. Conheça um pouco mais e saiba quando consumir a proteína do soro do leite!
Sobre o Whey Protein
A proteína que deriva do processo de fabricação do queijo tem como seu nome comercial “Whey Protein”. É um suplemento alimentar com altíssimo grau de pureza, que pode ser absorvido de forma bastante rápida pelo organismo.
Muito utilizado pelo fato de possuir pouca concentração de gordura e altas taxas de aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada, o Whey Protein também possui funções interessantes como: estimulantes do sistema imunológico, anti-hipertensivas, antimicrobianas e antivirais, entre outras.
Melhores indicações do suplemento
Com seu uso reconhecidamente eficaz, o suplemento alimentar proteico favorece ganhos de massa muscular magra.
Ebook Grátis Desvenda 8 Estratégias Matadoras para Perder até 10% de Seu Peso em Apenas 1 mês! Para Baixar, coloque seu email abaixo e clique na seta VERMELHA!
Pode ser utilizado também como aliado para a perda de peso, pois ajuda inclusive na aceleração do metabolismo, fazendo com que o organismo queime mais calorias.
Em dietas muito restritivas, como a dos vegetarianos veganos, ele pode ser uma ótima solução para suprir as necessidades de proteínas, por vezes deficitárias nesse tipo de dieta e tão necessárias para o organismo.
Tipos disponíveis de Whey Protein
Basicamente o Whey Protein é um suplemento alimentar encontrado em três tipos. Mesmo que em alguns produtos haja mistura entre eles, algum estará em maior percentual de presença, ou seja, com maior concentração. Algumas informações sobre eles:
- Proteína isolada: de maior preço, mas com mais alta eficácia. Com alto valor biológico, sendo mais indicado para quem quer ingerir pela manhã, mas podendo ser usado também antes ou depois do treino.
- Proteína concentrada: precisa de mais tempo para absorção. Mesmo sendo de qualidade possui valor biológico menor do que a isolada. A vantagem principal é o custo, cerca de 50% menor do que a anterior.
- Proteína hidrolisada: preparada tendo como base os tipos anteriores. Possui absorção extremamente rápida. Porém antes de sua utilização é necessário escolher entre a isolada e a concentrada, pois será com base no tipo inicial que ela será mais hidrolisada.
Enfim, qual o melhor momento para ingerir?
Podendo ser tomada com água ou com leite, as duas formas guardam suas características.
Se com água, o Whey Protein não fica tão saboroso, mas a absorção é mais rápida, sendo nesse caso melhor consumido depois do treino.
Sendo consumida com leite, a ingestão se torna mais saborosa, porém a absorção será mais lenta, nesse caso sendo melhor consumida antes do treino.
De forma geral, a maioria dos pesquisadores sugere que o Whey Protein seja ingerido em um período compreendido entre 30 e 45 minutos antes dos treinos. Mas como parte da conclusão, indicam que o consumo seja “eventualmente” feito em ambos os momentos, ou seja, por vezes também depois dos exercícios. Isso para maximizar a síntese e o balanço proteico.
Portanto independentemente da forma deve haver um equilíbrio de consumo pendendo mais para antes dos exercícios, mas sem deixar de ingerir em diferentes momentos, visando uma melhor eficácia.
Recapitulando
- As melhores indicações de Whey Protein são para: perder peso, ganhar massa muscular magra e ao fazer dietas restritivas
- Existem basicamente três tipos de Whey Protein: proteína isolada, concentrada e hidrolisada
- Pode ser ingerido com água ou leite
- O melhor momento para ingestão dependerá da forma
- A base ideal para o consumo é de 30 a 45 minutos antes dos exercícios
- Deve existir o consumo eventual em outros horários para uma melhor eficácia