Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Pilates passo-a-passo: Corpo são, mente sã!
Umas das ginásticas que estão na moda nas academias é o Pilates. Neste post, iremos abordar dicas sobre como praticar Pilates passo a passo.
Todos sabemos que a prática de exercícios físicos é extremamente importante para uma vida saudável. Mas algumas pessoas simplesmente não “simpatizam” com as atividades mais tradicionais como corridas, caminhadas e outras. Infelizmente tal fato aproxima muita gente do sedentarismo. Mas para essas pessoas existe o espetacular Pilates, uma forma de condicionamento mental e físico com movimentos suaves que proporcionam um corpo sarado. Conheça mais sobre o Pilates!
Exercício sem Estresse para Todos
Criado pelo alemão Joseph Pilates, que deu nome ao método, o Pilates através de seus movimentos proporciona fortificação e alongamento do corpo, tudo de forma individualizada e integrada.
Além disso, a melhora na respiração, o combate ao estresse, o desenvolvimento de equilíbrio corporal, a coordenação motora e um corpo modelado sem treinos de alta intensidade, são vantagens adicionais desse método tão praticado hoje.
Os exercícios desenvolvidos no Pilates são de baixo impacto e com poucas repetições, o que não ocasiona desgaste nas articulações e nos músculos, facilitando sua prática tanto por pessoas de biotipo mais saudável como por pessoas mais sedentárias, idosas e até com problemas musculares.
Ebook Grátis Desvenda 8 Estratégias Matadoras para Perder até 10% de Seu Peso em Apenas 1 mês! Para Baixar, coloque seu email abaixo e clique na seta VERMELHA!
Pilates na Prática
A versatilidade e a variedade de movimentos os quais a prática do Pilates permite é bastante grande. E mesmo que exista uma infinidade de vídeos explicativos com orientações e alguns exercícios, o correto sempre será a prática com orientação de profissionais especializados que possam avaliar a condição física e o desenvolvimento do praticante, pois eles conhecerão as necessidades e os limites de cada um.
Para uma correta e bem assistida aula de Pilates, o número de praticantes por orientador não deve passar de dois. Assim como as aulas podem ser efetuadas de duas a três vezes por semana.
Além dos exercícios feitos no solo, com bola e arco, o método Pilates se utiliza de alguns equipamentos que são aparelhos mais complementares, como o Reformer, que é em forma de cama, o Cadillac, que permite fazer mais de 200 exercícios, o Combo chair, um tipo de cadeira, utilizado para apoiar exercícios de sustentação postural, e o Barrel, usado para alongar e fortalecer tronco e abdômen.
Principais Benefícios do Método Pilates
- Correção na postura corporal
- Alívio de dores crônicas, estresse e tensão
- Melhoria na mobilidade das articulações
- Ajuda na drenagem linfática e na eliminação das toxinas
- Desenvolvimento de uma correta respiração
- Alongamento
- Mais força muscular e flexibilidade
- Melhoria na coordenação motora
- Estimula a circulação e a oxigenação do sangue
- Proporciona aumento de concentração
- Relaxamento
Como vimos, o Pilates é um método que envolve diversos tipos de exercícios físicos, que diferentemente da musculação, a qual utiliza pesos, ele trabalha com resistência, utilizando o peso do próprio corpo ou com molas.
É uma forma muito prazerosa de deixar o corpo modelado e a mente mais ativa. Seu segredo está na complementação dos benefícios entre si. E quando acompanhado de uma dieta balanceada e correta, assim como outras práticas de exercícios físicos pode ter seu eficaz resultado ainda mais evidente!
Recapitulando:
- Praticar Pilates faz bem para o corpo e a mente
- Pessoas de todas as idades ou biotipo podem praticar Pilates
- As aulas de Pilates devem ser personalizadas
- O segredo do Pilates é a complementação dos benefícios entre si
- O resultado da prática do método Pilates é um corpo modelado e a mente ativa e jovial